- Área: 150 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Per Berntsen
-
Fabricantes: Aanesland Limtre AS
Allmannajuvet em Sauda e as minas de zinco abandonadas a partir do final do século XIX inspiraram o arquiteto Peter Zumthor a criar uma outra instalação relacionada à história da arte ao longo das Rotas Nacionais de Turismo.
Allmannajuvet, com a sua paisagem característica e rica história cultural, é uma das 10 maiores atrações ao longo das Rotas Nacionais de Turismo. Em 2002, o arquiteto mundialmente renomado, Peter Zumthor, foi contratado pela Administração Rodoviária Norueguesa para projetar uma atração na rota turística com a finalidade de acolher os visitantes e trazer a história da mineração de Sauda de volta à vida. As edificações simplistas são inspiradas na operação de mineração, no trabalho penoso e na vida cotidiana extenuante dos trabalhadores. A instalação consiste em um edifício museu, um edifício de café, sanitários e estacionamento, além de caminhos e escadas.
Todas as estruturas foram pré-fabricadas em Saudasjøen e depois montadas em Allmannajuvet. O sistema de apoio exterior é composto de madeira laminada impregnado de creosoto. As paredes exteriores do edifício foram constituídas por placas de madeira compensada de 18 mm e fibra vegetal, revestidas com um material acrílico alemão (PMMA).
As paredes interiores foram pintadas com uma cor escura para se assemelhar a uma galeria. A fundação do edifício do museu e do volume do café, com suas altas exigências, é parte do trabalho rigoroso realizado na Noruega.
O estacionamento foi construído com pedra natural de Hardanger. As pedras foram transportadas de Jondal para Sauda. O canto visível da parede é de aproximadamente 18 metros de altura e foi firmemente fixado três metros do leito do rio.
No verão de 2011, o Memorial Steilneset, em Vardo, foi aberto. A atração foi uma colaboração entre Zumthor, a artista Louise Bourgeois e o historiador Liv Helene Willumsen. Enquanto Steilneset foi criado em memória das pessoas, em Finnmark, que foram vítimas de perseguições de bruxaria do governo em no século XVII, Allmannajuvet emerge como um monumento da operação de mineração e da difícil vida dos mineiros no final dos anos 1800.
As Rotas Nacionais de Turismo compreende 18 unidades selecionadas através de uma paisagem norueguesa bonita, onde a experiência é reforçada pela arquitetura inovadora e arte instigante. As rotas turísticas são variadas e passeiam através de áreas com qualidades únicas de natureza, ao longo das costas e fiordes, montanhas e cachoeiras.